Fundamentos de Python


Introdução

O objetivo deste capítulo é ensinar os conceitos fundamentais de Python, de modo que você entenda os trechos de código mostrados ao longo do curso, e seja capaz de escrever seus próprios programas nesta linguagem de programação.

Neste curso usaremos a linguagem de programação Python, em sua versão 3.6, para ilustrar os conceitos de algoritmos. Normalmente, livros de algoritmo usam pseudo-código para ilustrar a implementação dos algoritmos, mas nem sempre a tradução do pseudo-código para uma linguagem de programação é uma tarefa trivial. Entretanto, Python é uma linguagem cuja simplicidade e legibilidade nos permitem eliminar o uso de pseudo-código e ilustrar os algoritmos com uma implementação real. Além disso, Python é uma linguagem de programação muito popular, e que tem sido amplamente usada na indústria, então o conhecimento dessa linguagem certamente tornará você um profissional melhor e com mais chances no mercado.

Informações Básicas

Código Python é geralmente armazenado em arquivos com a extensão .py. Suponha que você tenha um arquivo Python chamado programa.py e deseje executar esse arquivo. Para isso, basta digitar o seguinte na linha de comando:

    $ python programa.py

Em python, cada linha de código é considerada como um comando (ou parte de um comando). É possíve incluir também comentários no código para explicitar o que alguns comandos fazem. Tudo que aparecer depois do caracter # em um programa Python é considerado um comentário pelo interpretador Pyhon.

Em sistemas UNIX, é comum indicar o caminho do interpretador na primeira linha do programa. Essa indicação é feita por meio de um comentário, como abaixo:

    #!/usr/bin/env python