Pesquisa e Ordenação

Neste capítulo cobriremos dois tópicos de extrema importância em Ciência da Computação: pesquisa e ordenação. Como pesquisar e ordenar dados de forma eficiente são duas coisas que você provavelmente fará com frequência. Algumas vezes, você precisará implementar suas próprias rotinas de pesquisa ou ordenação, outras vezes você usará uma implementação disponível na biblioteca da linguagem de programação que você estiver usando. Em ambos os casos é importante dominar esses tópicos e entender as nuances de cada um deles.

Começaremos nossa discussão explicando as duas principais formas de pesquisar por elementos em arranjos: pesquisa linear e pesquisa binária. Após isso, discutiremos vários algoritmos de ordenação e suas particularidades.

Pesquisa


Introdução

Uma das atividades mais corriqueiras em programação é o uso ou implementação de algoritmos de pesquisa (ou busca) por elementos. Em geral, podemos pesquisar por elementos nas mais diversas estruturas de dados. Neste capítulo, restringiremos nosso foco à busca por elementos em arranjos (ou vetores). Cobriremos dois tipos de pesquisa:

  1. Pesquisa (ou busca) linear (também chamada de pesquisa ou busca sequencial).
  2. Pesquisa (ou busca) binária.